Principal Pontos Turísticos Hotéis Restaurantes Eventos Fotos Vídeos Contato
Menu do Site
Hidrovia Tietê
  Principal  
Pontos Turísticos
Hotéis
Restaurantes
Agenda de eventos
Fotos
Vídeos
História
Serviço ao turista
Links úteis
Hidrovia Tietê
Parceiros
Fale conosco
     
     
 
     
   
 

O Rio Tietê nasce em Salesópolis, numa altitude de 1.027m. Corta o Estado de São Paulo e desemboca no Rio Paraná, a 1.136 km de sua nascente.
Foi rota dos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil nos séculos XVII e XVIII em busca de riqueza e apresamento de índios.
Os sertanistas que partiram do município de Porto Feliz rumo ao Oeste do Estado, depois de navegarem pelas águas tranqüilas do Tietê, depararam com as corredeiras do Barreirinho (hoje, a Usina Hidrelétrica de Barra Bonita), e, logo a seguir, a calmaria das águas, onde se destaca a orla de areia alvíssima, formando o estuário de um pequeno córrego, hoje conhecido como córrego Barra Bonita, que deságua no Rio Tietê. Ali pararam para repousar e apreciar o magnífico pôr-do-sol.
Em meados de 1883, sob indícios de minerais preciosos e terra roxa localizados às margens do rio, famílias italianas e espanholas, chefiadas pelo Coronel José de Salles Leme, fixaram residências, fazendo a derrubada da mata ali existente. Iniciaram o plantio de café, a criação de gado e outras formas de exploração dos recursos existentes, dando origem ao povoado de Barra Bonita.

A Hidrovia Tietê-Paraná também desponta como exótica oferta turística nacional. As grandes superfícies de água dos reservatórios, as extensões de rios em corrente livre, as paisagens naturais e os recursos energéticos privilegiam, além do turismo clássico de lazer e cultural, o ecológico, o fluvial e o agroturismo. Do turismo à agricultura, à indústria e ao comércio, a Hidrovia Tietê-Paraná é, enfim, um rio de negócios, com retorno financeiro garantido.

Visite o site e saiba mais: http://www.aestiete.com.br/ e http://www.riotiete.com.br

 
     
  Usina Hidrelétrica de Barra Bonita:  
 
  1. Localização geográfica: médio Tietê, a montante da barragem de Bariri, junto a corredeiras do Matão, nos Municípios de Barra Bonita e Igaraçú do Tietê
  2. Capacidade do reservatório: bacia hidrográfica: 32.330 Km2; largura: 5.800 m. (máxima em média); profundidade: 35m. (em média)
  3. Potencial máximo: 140.760 Kw.
  4. Potencial normal: 112.400 Kw.
  5. Tipo: por gravidade
  6. Número de vãos: 05 (cinco)
  7. Altura máxima: 32,50m.
  8. Altura da queda d`água normal: 24,10m.
 
     
  Usina Hidrelétrica de Barra Bonita  
     
 
   
 
     
  Eclusa:  
  É a atração turística mais conhecida e procurada pelos turistas, pois é através dela que são feito as eclusagens através de passeios de barcos que atrai cerca ce 15 mil turistas por mês, sendo a maioria provenientes da região, da capital São Paulo e Grande São Paulo.
Há ainda escolas que realizam excursões pedagógicas para conhecer a eclusa e seu funcionamento.
Construída pela CESP, está operando desde 1962. Distante 4 Km do centro da cidade de Barra Bonita, por via asfaltada, sendo a primeira eclusa a entrar em funcionamento na América do Sul, através da qual é feita a transposição do desnível de 26 metros entre a vazante do rio Tietê e a Bacia de Acumulação da Hidroelétrica.
  1. Comprimento total: 148m.
  2. Largura: 12m.
  3. Desnível máximo: 26m.
  4. Tempo de eclusagem: 12 minutos para subir; 12 minutos para descer
  5. Capacidade de embarcações: 2 mil toneladas por vez
  6. Capacidade da câmara: 50.000 m3 de água ou 50 milhões de litros
  7. Porta a montante do tipo esporão-peso de cada porta: 45 toneladas
  8. Porta a justante do tipo vagão (guilhotina): 120 toneladas.
  9. Data da inauguração: 29 de novembro de 1973

* - A queda verificada nesse período foi em virtude da enchente do rio Tietê, ocorrida no mês de junho de 1983.

** - Esse total corresponde aos meses de janeiro e fevereiro de 92.
Dados fornecidos pela Companhia de Geração  de Energia Elétrica Tietê (CGEET)  - Setor de Controle e Administração de Eclusas.

 
     
     
     
  Memorial do rio Tietê  
 

O Memorial do rio Tietê foi fundado pela ONG Movimento de Amparo Ecológico Natureza – no dia 08 de Junho de 2000.
Único do Estado, localizado no piso superior do Shopping Barra Bonita, encontramos um rico acervo sobre o rio Tietê como: biblioteca, videoteca com mais de 200 horas de filme sobre o rio, exposição com amostragem da qualidade da água, que vai desde sua nascente até a sua foz, junto do rio Paraná, réplicas de barcos que navegaram pelo rio Tietê, pinturas de artistas plásticos que reverenciam o rio através de suas obras, amostra de peixes nobres do rio, réplicas de comboios que navegam hoje pela Hidrovia Tietê-Paraná, fotos da construção da Hidroelétrica de Barra Bonita, uma galeria de fotos que homenageiam os antigos navegadores, comandantes e embarcações que fizeram a História da navegação do rio Tietê, trabalhos e maquetes elaborados por alunos da rede de ensino entre outros.

Visite o site e saiba mais: http://www.maenatureza.org.br

 
     
     
     
 
MELLO IMÓVEIS
 
NAVEGAÇÃO FLUVIAL MEDIO TIETÊ
 
 
MÃE NATUREZA
 
gv som

:: Designer: Daniel Bertolino - Copyright - Todos os direitos reservados - Site sem vínculo com Prefeitura Municipal ::